Utilização de microdietas encapsuladas na alimentação de néons (Hyphessobrycon innesi). Efeitos no crescimento, sobrevivência e pigmentação.

  • Filipa Barros Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 5001-801, Vila Real, Portugal
  • Paulo Rema Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 5001-801, Vila Real, Portugal
Palavras-chave: Paracheirodon innesi, néon tetra, microdietas, encapsulação, nutrição, ornamentais

Resumo

O presente estudo teve como principal objetivo avaliar o efeito da utilização de dietas ricas em biomassas naturais no crescimento e na pigmentação de juvenis de néon tetra. Para o efeito, constituíram-se 18 grupos homogéneos de 80 peixes que foram divididos, aleatoriamente, por 18 aquários de vidro. A partir de uma matriz comum, foram formuladas 6 dietas experimentais (CTRL, ORNA 1, ORNA 2, ORNA 3, ORNA 4 e ORNA 5) com diferentes níveis de incorporação de biomassas naturais (krill, copépodes, microalgas e farinha de insetos) por substituição equivalente de subprodutos marinhos (concentrado de peixe e lula). O alimento foi fornecido, manualmente, duas vezes por dia e os peixes foram alimentados até a saciedade visual aparente durante os 77 dias de duração do ensaio. Os principais parâmetros avaliados foram a performance do crescimento, a eficiência alimentar, as taxas de sobrevivência e de deformação e os níveis de pigmentação ao nível da pele.  Constatou-se que todas as dietas experimentais deram origem a níveis elevados de crescimento. Porém, a dieta ORNA 2 originou os melhores desempenhos ao nível do crescimento, eficiência alimentar, sobrevivência e índice corporal (P<0,05). Os resultados obtidos apontam no sentido de que as fontes de biomassa utilizadas, especialmente a farinha de copépodes, constituem boas alternativas às fontes proteicas tradicionais, ficando a descoberto a possibilidade da formulação de dietas mais eficientes para esta espécie ornamental.

Publicado
2022-04-06
Como Citar
Barros, F., & Rema, P. (2022). Utilização de microdietas encapsuladas na alimentação de néons (Hyphessobrycon innesi). Efeitos no crescimento, sobrevivência e pigmentação. Revista Portuguesa De Zootecnia, 6(1), 67-78. Obtido de https://www.rpz.apez.pt/index.php/rpz/article/view/7